.

sábado, 22 de dezembro de 2007

BEZERRA NETO
Jornalista e escritor
E-mail:
bzneto@gmail.com

Terra de "cabra ruim"


Semana de 22 a 29/12/2007
Esta quem me contou foi o Lula, meu irmão, quando morava em Vitória do Espírito Santo, encontrando-se de férias em Maceió: Disse-me que um certo pai-de-família da capital capixaba, veio ao Nordeste, tendo permanecido por alguns na cidade de Arapiraca, próspero município deste Estado. Até aí, tudo bem... Mas um dia, chegou num bar e bebeu cervejas além da conta; ficou de “porre” e começou a abusar, dando uma de brabo e deitando falação:
- Esta é uma terra de cabra ruim!... Acho que não vou me demorar muito por aqui, pois é como digo: - “Esta é uma terra de cabra ruim”!...
- O que está dizendo, amigo? – Indagou o dono do bar.
- Estou dizendo que não pretendo me demorar muito nesta terra que só tem cabra ruim, de péssima reputação! A partir daí a coisa “esquentou” e o “pau comeu” nas costas do forasteiro que pretendeu afrontar o povo local.
Os que se encontravam ali deram-lhe uma boa sova; uma boas bofetadas, e o coitado ainda teve que ir para a delegacia de polícia sob a acusação de estava fazendo arruaça, provocando e destratando as pessoas de bem do lugar. Quando acordou da bebedeira, o delegado quis saber o motivo que o levou a desacatar e provocar o povo arapiraquense com tamanha ofensa, chamando o lugar de “terra de cabra ruim”.
- Não ‘seu’ delegado; eu não desacatei ninguém. Deixe-me justificar: o médico que atendeu o meu filho menor, ainda de colo, que estava muito doente e que não queria se alimentar mandou que eu comprasse uma cabra para que dela tirasse leite e desse ao menino. Disse-me ser esse o único remédio que poderia curá-lo do raquitismo.- Então, não contei conversa; viajei de imediato até aqui, porque tomei conhecimento de que as cabras daqui eram excelentes leiteiras e ainda porque em Vitória não existe essa espécie de animal. Realmente, cheguei e vi cabras muito bonitas, de boa aparência, ubres volumosos e tetas bastante salientes. Levei logo umas cinco na esperança de curar o meu filho. Deu tudo errado: as cabras não se acostumaram com o pasto de lá e nunca deram um só pingo de leite. É por isso que eu digo que cabra daqui não presta! Presta?

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home